O empreendimento Songster representa a criação de uma empresa de tecnologia.
Parte de uma experiência de mercado com um professor de música, alinhando a área de marketing digital. Agrega posteriormente os conceitos da educação a distância e de uma longa vivência na formação de um músico profissional.
O “startup” da Songster é uma jornada com visão de longo prazo. Busca identificar e validar seu modelo de negócios em um caminho consistente, com qualidade e diferenciação no mercado, tornando-se um ativo para seus clientes, colaboradores e investidores.
Tripé evoluído de sustentação Songster:
– Plataforma tecnológica (ambiente web);
– Comunicação Digital (narrativa);
– Know-how para aulas de música on-line (saber fazer).
Onde estamos:
– Evolução da operação comercial (crossing the chasm);
– Identificação do melhor modelo de negócios (fontes de receitas e pagamento de fornecedores);
– Desenvolvimento da comunidade de alunos e professores;
– Especialização de ferramentas para aulas de música.
Marcos de sua história:
out/16
– Origem após o denominado MVP1 (uma experiência anterior a ideia Songster);
– Modelagem inicial do negócio Songster (MVP2 com modelo de receita recorrente).
dez/16
– Captação do investidor para MVP2.
18/05/17
– Abertura da empresa Songster (registro do CNPJ).
jan/18
– Início da segunda fase de desenvolvimento de software para o MVP2 (novo CTO com vesting).
mai/18
– Modificação societária (saída do founder CTO).
ago/18
– Ruptura do modelo do MVP2.
– Modificação societária (saída dos founders CEO e CLO);
– Pivotagem para MVP3 para modelo com curso próprio (curso de improvisação).
set-dez/18
– Validação do MVP3 com pivotagem para apoio ao ensino presencial (Prelúdio UDESC).
mar/19
– Declínio da opção de vesting (saída do novo CTO).
abr/19
-Necessidade de alternativa tecnológica (fim do desenvolvimento de software).
mai/19
– Início do projeto com plataforma Moodle.
mar/20
– Pivotagem para MVP4 (inicialmente um ambiente virtual para venda de infoprodutos, ou seja, cursos de música de terceiros).
abr/20
– Contexto da reclusão do Covid-19 puxou a Songster para o mercado e alinhou o MVP4 (entrega, de forma colaborativa e gratuita, de salas de música online para professores de música);
– Início de contatos de mentorias voluntárias;
– Implantação do servidor BigBlueButton.
mai/20
– Participação no Fladem Brasil Online;
– Mentoria The CMOs Marketers (identificação do perfil do professor engajado);
– Mentoria LIPPE/ADM/UFSC (experimento de monetização).
jul/20
– Início da monetização da plataforma Songster no MVP4.
Ago/20
– Consulta sistêmica Ipê Empresarial;
– Reposicionamento do founder CCO como persona e integrante da comunidade.
set/20
– Identificação do chasm (crossing the chasm – Bridge101);
– Definição do “hoster” para entrada de novos professores;
– Assessoria para EaD;
– Gestão das mídias sociais.
out/20
– Manutenções BigBlueButton (customizações para música).
dez/20
– Interrupção das atividades de “hoster” e de gestão de mídias sociais.
jun/21
– Inicio da redação do projeto PII – PMF Lei da Inovação.
set/21
– Aprovação do projeto PII – PMF Lei da Inovação.
out/21
– Assinatura do contrato do projeto PII – PMF Lei da Inovação.
set/22
– Inicio da visão do MVP5 (parceria para ampliar mercado/faturamento).